Estratégias de SEO: as 14 Melhores para Otimizar Sua Loja Online
O que é estratégia de SEO?
Uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO) compreende um conjunto de técnicas e ações para o seu site ou blog estar bem posicionado e ser facilmente encontrado a partir de buscas na internet.
Ela envolve tarefas dentro e fora de suas páginas, otimizando elementos relacionados ao conteúdo e de programação: tudo para que você seja indicado ao usuário quando ele pesquisa por algo relacionado àquilo que oferece.
Embora eu tenha destacado antes produtos como possíveis alvos de uma busca no Google, as estratégias de SEO se aplicam a tudo que se possa pesquisar pela web.
Serviços (inclusive públicos), conhecimento, entretenimento…
Não há nada a ser comprado que não possa ser localizado pelos incansáveis robôs do Google.
“Legal, Neil, mas como vou fazer para que o meu site apareça nas primeiras posições?”
A resposta a essa pergunta está na forma como você vai utilizar as palavras-chave para atrair as pessoas interessadas no que tem para vender.
Essa é a essência de uma estratégia de SEO, que depende não só da escolha certa dos termos de busca como de outros fatores – sobre os quais vou falar nos próximos tópicos.
Melhores Estratégias de SEO para Otimizar Sua Loja Online
1. Otimização de palavras-chave
Se você quiser que os consumidores encontrem sua loja online através da busca orgânica, precisa ter as palavras-chave certas em suas páginas, para que você possa ter um bom ranqueamento nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs).
Faça pesquisa de palavras-chave
O primeiro passo é identificar as palavras-chave que você quer ranquear em sua homepage, páginas de produto e posts de blog.
Ao selecionar palavras-chave, considere a relevância, o volume de busca e a dificuldade de ranqueamento.
Para começar, você precisa ter uma boa compreensão da persona do seu comprador, para ver quais seus interesses e que perguntas pode ter sobre seus produtos.
Você pode pesquisar fóruns especializados para ver o que seus potenciais consumidores estão discutindo e como eles falam sobre isso.
Além disso, o Reddit e o Quora são bons locais onde pesquisar discussões populares e perguntas sore temas relacionados aos seus produtos.
O próximo passo é identificar exatamente quais palavras-chave seus consumidores podem usar nas pesquisas.
Após identificar um conjunto inicial de palavras-chave, você pode validar e refinar sua lista usando o Google Keyword Planner.
O Google Keyword Planner permite que você veja opções de palavras-chave, verifique o volume de pesquisa e tendências, use múltiplas listas de palavras-chave para gerar novas ideias de palavras-chave e determine a intenção comercial das suas palavras-chave.
Espione seus concorrentes
. Se quiser superar seus concorrentes nos resultados de pesquisa, você precisa saber quais são as palavras-chave que eles estão ranqueando.
Você pode verificar a Autoridade de Página (PA) e a Autoridade de Domínio (DA) de seus concorrentes. Se os resultados deles forem significativamente mais altos do que os seus, isso significa que concorrer com eles pelas mesmas palavras-chave será difícil.
Determine uma palavra-chave para cada página
Após identificar as palavras-chave que vai ranquear, o próximo passo é associá-las a cada uma das páginas do seu site.
A maioria das lojas online têm uma grande quantidade de produtos. Assim, você provavelmente tem muitas páginas de produto.
É importante evitar ter várias páginas em seu site ranqueando as mesmas palavras-chave, porque elas vão acabar prejudicando umas às outras nos SERPs.
Para se organizar, liste todas as suas páginas e palavras-chave, para garantir que elas não concorram umas com as outras.
2. SEO on-page
O SEO on-page te ajuda a obter tráfego segmentado e relevante, para garantir que visitantes que chegam à sua página através dos resultados de pesquisa sejam potenciais consumidores de qualidade.
Aqui estão alguns componentes essenciais para o SEO on-page:
Palavras-chave
Você já fez seu dever de casa e descobriu as palavras-chave que vai ranquear, mas e agora?
Para melhorar o SEO do seu site, você precisa incorporar essas palavras-chave de forma estratégica em vários locais:
Título da página
Títulos
Sub-títulos
Parágrafos (especialmente os primeiros)
Descrição do produto
Nomes dos arquivos de imagem
Alt tags de imagens
Meta título e descrição
URLs
Muitas pessoas ignoram as URLs das páginas, os meta títulos e as meta descrições porque elas não ficam “visíveis” na página.
No entanto, mecanismos de busca tendem a usar esses elementos para determinar relevância e ranqueamento.
Além disso, eles aparecem nos SERPs, e os consumidores vão usar essa informação para decidir se querem clicar e seguir para a sua página:
Arquitetura do site
Um site com arquitetura bem concebida ajuda a organizar suas páginas para usabilidade, ranqueamento e conversões melhores.
Isso também vai ajudar o Google a entender seu site, especialmente se você tiver muitas páginas de produto.
Na maioria dos casos, uma “arquitetura plana” leva a uma usabilidade melhor, porque é preciso clicar menos vezes para ir da homepage a uma página de produto.
Isso maximiza a quantidade de “autoridade” que é transferida da sua homepage às suas páginas de produto através de links internos.
Lembre-se de enviar um sitemap ao Google, para garantir que todas as páginas sejam rastreadas e indexadas.
Links internos
Uma boa estratégia de links internos melhora o SEO para loja virtual ao mostrar ao Google a hierarquia e as páginas mais importantes do seu site.
Ao usar uma variedade de opções de texto-âncora, você pode melhorar o ranqueamento para suas melhores palavras-chave:
Além de criar links internos para itens relacionados, para fazer upsell e cross-sell nas páginas de produto, você pode também adicioná-los a posts de blog.
No entanto, não coloque links internos demais em suas páginas, ou o Google vai suspeitar do seu site.
Usabilidade e engajamento
O Google usa o “dwell time” como sinal de ranqueamento, porque quanto mais tempo os visitantes permanecem em seu site, maior é a probabilidade de seu conteúdo ser relevante.
Quando você melhora a usabilidade do seu site, seus visitantes encontram o que desejam e passam mais tempo no seu site, engajando com o seu conteúdo.
Além de uma função de pesquisa robusta e um checkout organizado, você pode melhorar a usabilidade e aumentar o dwell time com várias outras funções.
Considere incorporar itens como o chat ao vivo, ou conteúdo engajante como descrições de produto originais e bem escritas, avaliações de consumidores, uma visão 360º do produto ou vídeos dos produtos.
Integração com mídias sociais
Um estudo recente constatou que uma presença forte nas redes sociais está relacionada à rankings melhores nos mecanismos de busca.
Uma presença social considerável não só vai gerar reconhecimento de marca, mas também aumentar os links inbound e atrair mais visitantes recorrentes, que provavelmente vão passar mais tempo no seu site.
Além de compartilhar seus links nas redes sociais, facilite isso para seus fãs e seguidores, adicionando botões de compartilhamento social em todas as suas páginas de produto, nos posts do blog e na página inicial.
3. Otimização para mobile
Em 2016, os dispositivos móveis superaram os computadores como dispositivos mais utilizados para acessar sites:
E isso vem se repetindo desde então.
O algoritmo do Google agora dá ranqueamento mais alto a sites adaptados para dispositivos móveis.
Se sua estratégia de SEO para loja online não incluir uma experiência de usuário mobile rápida e tranquila, você será penalizado pelo Google e verá uma queda em outros fatores que poderiam impulsionar seu SEO, como dwell times mais longos ou taxas de bounce baixas.
Otimizar um site de e-commerce para dispositivos móveis já não é só colocar todo o conteúdo em uma tela menor. Aqui estão algumas coisas que você precisa saber:
Velocidade da página
Mais da metade dos usuários de dispositivos móveis saem de um site se ele levar mais de três segundos para carregar, e 74% saem de um site após aguardar 5 segundos.
Se sua página carregar lentamente, seus visitantes têm uma probabilidade menor de permanecerem nela, e isso vai ter um impacto sobre o seu ranking de mecanismo de busca.
Para melhorar a velocidade da página, você deve minimizar o código, aproveitar a cache do navegador, otimizar imagens e reduzir os redirecionamentos.
Design do site
Siga essas melhores práticas do design para deixar seu site mobile amigável para SEO.
O algoritmo mais recente do Google penaliza intersticiais invasivos que afetam a usabilidade em dispositivos móveis.
Assim, é importante entender que tipo de popup, overlay ou modal você pode usar com segurança no seu site:
Não use Flash, pois ele não está disponível para dispositivos móveis. Ao invés disso, use o HTML5 para os efeitos especiais.
Use um design para dedos grandes, para facilitar para o usuário clicar nos links corretos ou preencher formulários.
4. Melhorias no site atual
Você não precisa mudar tudo em seu site de e-commerce para melhorar seu SEO.
Uma estratégia de SEO para loja virtual é optar por corrigir alguns problemas atuais no seu site.
Velocidade de carregamento da página
Tanto o Google quanto o Bing usam a velocidade de carregamento da página como um dos critérios para o ranqueamento.
Adicionalmente, há uma probabilidade maior de os usuários saírem do seu site se tiverem que esperar alguns segundos extras para que suas páginas carreguem.
Isso vai reduzir o dwell time, aumentar a taxa de bounce e reduzir o número de páginas visualizadas – todos fatores que vão prejudicar seu ranqueamento de busca.
Você pode aumentar a velocidade de carregamento das suas páginas ao:
Simplificar os elementos e minimizar as requisições HTTP
Reduzir o tempo de resposta do servidor
Ativar a compressão e o caching de navegador
Minimizar recursos
Otimizar imagens, especialmente para páginas com muitas fotos de produtos
Priorizar conteúdo acima da dobra para carregamento
Reduzir o número de plug-ins e redirecionamentos
Erros no Site
Links quebrados não só resultam em uma experiência de usuário ruim, mas também afetam seu ranqueamento, pois os mecanismos de busca os consideram como um sinal de site antigo e negligenciado.
Para minimizar as chances de seus visitantes encontrarem erros 404 e saírem da sua loja virtual, você precisa verificar todos os seus links periodicamente.
Além do 404, existem outros erros no site que podem prejudicar seu SEO:
Erro 500 de servidor interno e Acesso Negado 403 indicam que os mecanismos de busca não conseguem rastrear aquela página.
Se esses erros persistirem, é provável que o Google desindexe a página por completo.
Felizmente, você não precisa examinar cada página em seu site manualmente para encontrar links quebrados ou códigos de erros.
Existem muitas ferramentas e apps, como a Screaming Frog SEO Spider, para te ajudar a manter todos os seus links atualizados.
Layout e formatação
O Google usa o tempo que os visitantes passam no seu site para mensurar a relevância do seu conteúdo.
Uma formatação apropriada e um design amigável ao usuário deixam seu conteúdo mais fácil de digerir, e assim aumentam as probabilidades de os usuários permanecerem mais tempo em seu site.
Aqui estão algumas maneiras de formatar seu conteúdo para aumentar a usabilidade:
Use fontes e tamanhos de letra fáceis de ler
Use textos em negrito e cores em pequenas quantidades e de forma estratégica para dar destaque a informações importantes.
Use parágrafos curtos e bastante espaço entre os parágrafos.
Use listas em tópicos ou numeradas
Use funções como sliders, abas, layouts progressivos, grades estruturadas, janelas modais, elementos rollover, sanfonas ou menus suspensos para organizar o conteúdo.
Problemas de duplicidade da página inicial
Você pode estar utilizando múltiplas versões da sua página inicial simultaneamente, sem perceber. O Google vai considerar essas páginas conteúdo duplicado, e seu ranqueamento será afetado.
Veja aqui como descobrir se você tem esse problema:
Se você digitar “http://www.seunomededominio.com” e “http://seunomededominio.com” na barra de URL de um navegador, mas esses links não forem “redirecionados” a uma mesma URL, você basicamente tem duas páginas com o mesmo conteúdo.
Talvez você até tenha outras versões, como “http://seunomededominio.com/index.php” ou “http://seunomededominio.com/index.html.”
Felizmente, há uma solução fácil para isso: use redirecionamentos 301 para apontar todas as variações possíveis para uma única URL de homepage.
Informações de negócio local
Se você tem uma loja física, precisa verificar se o nome, o endereço e o telefone (NAP) de todos os locais aparecem em seu site.
O Google mistura rankings locais e de busca orgânica. Assim, ao incluir informações específicas para certos locais, você terá uma chance melhor de aparecer nas posições mais altas para negócios locais.
Use a mesma formatação de NAP em todo o seu site, inclua palavras-chave baseadas em localização em seu conteúdo (não se esqueça das metas descrições), e envie seus dados ao máximo de diretórios de negócios locais possível.
5. Conteúdo do blog
O Google gosta de conteúdo novo, porque isso indica que seu site é ativo e relevante.
Publicar posts de blog frequentemente te ajuda a se manter na mira dos mecanismos de pesquisa. Isso dá ao consumidor mais formas de te encontrar e mais razões para retornar ao seu site.
Quando seus artigos são úteis para seus visitantes, eles vão passar mais tempo no seu site. Isso mostra aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é relevante.
Blogs também são uma excelente estratégia de SEO para loja online, capturando tráfego de busca com palavras-chave de cauda longa, que correspondem a 70% de todas as pesquisas online.
Listar seu produto diretamente no Google Shopping é a forma mais rápida de chegar a potenciais consumidores que já estão procurando os produtos que você vende.
Para listar seus produtos no Google Shopping, você precisa criar uma conta de comerciante gratuita no Google Merchant Center:
A partir daí, você pode enviar os dados do seu produto e mostrar seu site a milhões de consumidores.
Além disso, você pode aproveitar a tecnologia baseada em localização do Google para levar compradores online à sua loja física, com funções como a verificação de disponibilidade em estoque.
Quando você enviar seus dados de produto, lembre-se de utilizar imagens de qualidade e seguir as orientações para uso de imagens do Google.
Você também precisa otimizar o feed de informações do seu produto inserindo todas as informações que puder sobre ele.
Lembre-se de verificar se os itens listados estão disponíveis para venda em seu site no momento da publicação do anúncio.
Para automatizar o processo, você pode configurar um feed de informações para garantir que sua listagem sempre esteja atualizada.
8. Defina seu público-alvo
Em uma abordagem estratégica você define primeiro “o que” seu negócio vai vender, ou seja, que tipo de problema se propõe a solucionar.
A segunda questão a ser respondida é “para quem” seus produtos ou serviços serão vendidos.
Quando se trata de SEO, essa parte da estratégia pede a criação de uma ou mais personas, uma espécie de perfil fictício do seu cliente ideal.
Para identificá-lo, é preciso antes conhecer a fundo seus processos de venda a fim de entender que motivos levam seu consumidor a fechar negócio com sua empresa.
A partir desse levantamento, você saberá como solucionar as dores do seu cliente, habilitando-se a atrair as pessoas certas por meio das palavras-chave que as interessam.
9. Priorize as palavras de cauda longa (long tail keywords)
Imagine que você está à frente de uma loja online de celulares.
Naturalmente, você vai querer chamar a atenção das pessoas para os modelos que vende nela.
Nesse sentido, procure privilegiar em sua estratégia de SEO conteúdos com as chamadas palavras-chave long tail, ou cauda longa.
São palavras-chave compostas por quatro ou mais termos, que resultam em buscas bastante específicas.
Um exemplo desse tipo de keyword seria “celular barato com duas câmeras”, em vez de apenas “celular barato”.
Outro pode ser “melhor celular com 2GB de RAM 2021”.
Perceba que o usuário que utiliza esse tipo de palavra-chave deseja um produto específico.
E se você o oferece, fica muito mais fácil ser encontrado e vender quando se vale da keyword exata que ele digita no Google.
Por outro lado, não basta somente chutar uma palavra-chave de cauda longa.
Para que ela ajude a vender mais, você precisa verificar se ela apresenta um volume de buscas adequado e se há muitos concorrentes a utilizando.
Nesse caso, recomendo a minha ferramenta de análise de palavras-chave Ubersuggest.
10. Reduza o tempo de carregamento das páginas
O trabalho com as keywords é essencial em uma estratégia de SEO, mas existe um outro fator tão importante quanto: o tempo de carregamento da página.
De acordo com uma pesquisa da Kissmetrics, 40% das pessoas abandonam sites que levam mais de três segundos para carregar.
Três segundos é o tempo que leva para ler esta frase.
Dá para ter uma ideia da relevância de ter um site ágil, não é?
Por isso, se você não tem certeza se o tempo de carregamento do seu site está bom em relação aos critérios do Google, não deixe de acessar o Page Speed Insights.
Além de ser uma ferramenta do próprio buscador, ela aponta os problemas nesse aspecto e o que fazer para dar um fim neles.
11. Construa a presença digital da marca ou empresa
Quem não é visto não é lembrado, concorda?
Quando se trata de SEO para lojas online, presença não é apenas uma questão de marketing, mas de sobrevivência.
Ser visto na internet é igual a aparecer com destaque nos resultados da SERP, principalmente no Google, o maior de todos os motores de busca.
O primeiro passo para isso é investir em conteúdo. Quanto mais artigos, blog posts, guias, vídeos e infográficos você publicar, melhor.
Outra forma de marcar presença online é apostar nas redes sociais e em seus anúncios pagos.
Dê especial atenção ao Instagram, hoje a rede mais indicada para quem vende roupas ou trabalha no ramo de alimentação.
O Facebook também deve ser priorizado, sobretudo pelo grande alcance proporcionado pela sua plataforma de anúncios.
E por falar em publicidade online, não deixe de avaliar o investimento em links patrocinados.
Eles se diferenciam do SEO porque você paga para estar no topo do Google.
Justamente por isso, são uma estratégia complementar – e não concorrente – para construir a sua presença digital.
12. Escreva um post de roundup
Já falei por aqui a respeito do post de roundup.
E se você não sabe o que é, tudo bem. É um tipo de publicação que não é assim tão frequente.
Para resumir, nesse tipo de conteúdo, você seleciona um tema relacionado ao seu negócio e que desperte dúvidas.
Para respondê-las, são convocados os principais especialistas do ramo, cada um dando a sua visão sobre o assunto.
É trabalhoso, afinal, um bom post de roundup tem que ter uma quantidade de articulistas mínima na casa dos dois dígitos.
Por outro lado, poucos formatos de conteúdo dão tanto peso e autoridade para uma marca quanto esse.
13. Elabore títulos atrativos
Os títulos são muito mais do que um chamariz para o seu conteúdo.
Se bem elaborados, eles podem render diversos pageviews apenas por indicação.
Nesse sentido, uma pesquisa acadêmica publicada no Research And Politics traz um dado curioso: a simples leitura do título de um conteúdo pode nos tornar confiantes demais a respeito do que sabemos, levando ao compartilhamento.
Quando usado com responsabilidade, esse pode ser um poderoso gatilho para alavancar a audiência do seu blog e, em consequência, da sua loja online.
Portanto, capriche no título, usando palavras-chave long tail ou perguntas que venham a surgir como keywords em sua pesquisa na Ubersuggest.
14. Use subtítulos
Outro fator fundamental, mas às vezes subestimado na otimização para motores de busca, é a escaneabilidade dos textos.
Conteúdos escaneáveis são aqueles que cumprem com os requisitos considerados essenciais para prender a atenção do leitor do seu início ao fim.
Entre esses critérios, estão a divisão em tópicos com headers hierarquizados (H2, H3, H4 etc.) para facilitar a chamada leitura dinâmica.
Sobre isso, vale destacar que, segundo uma pesquisa da Nielsen Norman Group, 79% das pessoas leem dessa forma.
Portanto, para garantir uma leitura fluida, procure redigir conteúdos com subtítulos em hierarquia e que tenham uma relação lógica entre si.
Um bom exemplo disso são os que estão sendo utilizados neste artigo.
O importante é que os subtítulos sejam encadeados em uma ordem lógica e que sozinhos guiem o leitor ao longo do conteúdo, servindo como uma espécie de índice.