Social media quer dizer mídia social. Ou seja, canais de comunicação digital por onde acontecem interações, colaboração e compartilhamento de conteúdo.
Então, não trabalham sozinhos.
São apenas plataformas que funcionam como repositórios de conteúdos que precisam da interação humana para ganhar vida.
Exatamente pelo mesmo motivo, se tornaram canais poderosos para que as empresas alcancem um público mais qualificado.
E, assim, aumentem a percepção de marca com autoridade e conquistem sucesso entre os clientes.
Com o avanço da era digital, o significado de social media ganhou uma nova possibilidade: se tornou uma profissão.
O que faz um profissional de social media?
O profissional de social media é responsável por ativar esses canais para pessoas públicas, empresas ou até mesmo projetos pessoais.
É ele quem planeja e cria conteúdo para serem compartilhados nas redes sociais.
Também publica dentro dessas plataformas, interage com outros usuários, analisa resultados e faz tudo acontecer.
Então, atualiza, monitora e cria conteúdo relevante. Ou seja, que desperte interesse para o público a ser atingido e gere engajamento.
Em outras palavras, o que faz um profissional de social media bem-sucedido é a sua facilidade para conectar empresas a pessoas.
Muita gente ouve falar sobre a profissão de social media e pensa que, para ter sucesso nela, basta navegar pelas redes sociais o dia todo.
Mas como você pode ver, vai bem além de ser um heavy user.
Requer, ainda, que esteja sempre atualizado sobre as novidades nas redes sociais e tendências de mercado.
Qual a formação acadêmica desse profissional?
Em geral, o profissional de social media pode ser formado tanto na área de comunicação social quanto administrativa.
A maioria deles tem formação acadêmica em Jornalismo, Letras, Marketing, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas.
Mas isso não quer dizer que aquele expert em redes sociais formado em Administração não possa investir na carreira.
Para se tornar um social media bem-sucedido, a dica é bastante objetiva: estude muito e se dedique em conhecer as principais tendências do marketing digital.
Mesmo que a profissão pareça um sonho, você deve amar as redes sociais.
E não só isso: deve saber como fazer com que as pessoas criem interesse pelas páginas que administra.
A rotina de um social media
Para aumentar a qualidade do trabalho como social media, é essencial criar uma rotina diária de atividades.
Uma forma de facilitar a sincronização entre as funções e habilidades profissionais às exigências e expectativas do cliente atendido.
Veja, a seguir, um pouco mais sobre as funções que fazem parte da rotina de um social media de sucesso:
- Cronograma de postagens
Criar e manter um cronograma de postagens sempre atualizado é a melhor forma de atender às necessidades pontuais dos clientes.
Assim, é possível planejar os conteúdos a serem compartilhados e ainda antecipar determinadas ações. - Produzir conteúdo
Quando falo em produzir conteúdo, me refiro à produção de conteúdo institucional ou promocional para o cliente.
Um trabalho que requer criatividade e conhecimento técnico sobre design e formatos disponíveis para que engaje os usuários.
Então, também envolve a otimização.
Ou seja, adaptar conteúdo para que sejam mais bem recebidos pelos consumidores.
Um exemplo? Reduzir o texto nas artes ou na descrição de um post para que seja lido com facilidade no smartphone. - Distribuir conteúdo de impacto nas redes
Com o conteúdo produzido, é hora de distribuir o que o social media tem em mãos.
Como cada rede social tem uma especificidade, é preciso ter em mente que os conteúdos não podem ser iguais.
Se no Facebook, por exemplo, a empresa vai trabalhar anúncios para aumentar seu alcance, no LinkedIn, vai atrair e reter talentos.
Enquanto a primeira dá visibilidade e promove o engajamento, a segunda é empresarial.
Como existem várias redes sociais, muito conteúdo a ser produzido e mais de um cliente a ser atendido, controlar a veiculação do conteúdo requer atenção.
E paciência.
Para que a tarefa não se torne exaustiva, ela pode ser facilitada com o uso de gerenciadores de mídia.
Alguns deles são: Buffer, Hootsuite e TweetDeck.
Plataformas que ajudam a concentrar a distribuição de conteúdo em um lugar só.
Elas otimizam a rotina do social media. - Fazer monitoramento diário
Concorda comigo que não faz sentido simplesmente preparar e publicar uma série de conteúdo sem medir o retorno obtido?
O trabalho de monitoramento ajuda o profissional de social media a mensurar, analisar e compilar informações para identificar oportunidades e fraquezas.
Assim, é uma atividade importante para que a empresa possa realizar ações corretivas.
Para facilitar a verificação do desempenho, volto a bater na tecla dos programas de gerenciamento de redes sociais.
Eles possibilitam que o social media analise as principais métricas das redes sociais, além de oferecer funcionalidades como resposta a comentários e mensagens privadas. - Preparar relatórios de desempenho
A produção de relatórios de desempenho para as redes sociais é um fruto do trabalho de monitoramento.
É claro que, quanto melhores forem os números levantados pelo social media, mais satisfeito ficará o cliente.
Mas é imprescindível não “maquiar” esses dados.
Afinal, assim como podem refletir o sucesso do trabalho realizado, também ajudam a identificar a necessidade de melhorias.
Ferramentas e softwares utilizados pelo social media
Como você viu até aqui, o trabalho de social media envolve uma série de atividades e o gerenciamento de um grande volume de informações.
Como tudo acontece em tempo real, às vezes, é humanamente impossível otimizar atividades e processos.
Mas existem ferramentas e softwares para facilitar as coisas.
Confira algumas delas abaixo:
Análise da concorrência: Alexa, Ubersuggest e SEMrush
Criação de conteúdo visual: Canva, IM Free e Unsplash
Curadoria de conteúdo: Flipboard, Pearltrees e Storify
Gerenciamento de redes sociais: as já citadas Buffer, Hootsuite e TweetDeck, além da mLabs.
Monitoramento de métricas: Google Analytics, HubSpot e RD Station.
É importante lembrar, ainda, que as próprias redes sociais oferecem ferramentas bastante úteis para o social media.
O Facebook Ads e o Instagram for Business são exemplos.
Como escolher a melhor opção?
Para acertar na escolha, busque entender quais funcionalidades você precisa e o que faz sentido para o seu projeto.
Algumas ferramentas e softwares de social media oferecem versões de teste.
Costuma ser um atalho para que possa conhecer suas funcionalidades e entender o que melhor se encaixa às suas necessidades.
Se a sua atuação é pontual e limitada, talvez não valha a pena investir em ferramentas mais completas.
Mas se você lida com mais de uma conta e muitos seguidores, faz todo sentido reservar parte do orçamento para isso.
Quanto ganha um profissional de social media?
Segundo estimativas de salários publicados no site Love Mondays, o salário médio bruto de um social media é de R$ 2.152,00.
Já o salário de analista de redes sociais gira em torno de R$ 3.969,00.
Mas a remuneração depende de vários fatores: se o profissional trabalha em agência, é autônomo ou terceirizado, por exemplo.
Então, pode ser maior, conforme mais capacitado e especializado o social media for.
Como é o mercado de trabalho?
O mercado de trabalho para o profissional de social media está em constante ascensão.
Isso porque, na era da informação, é cada vez maior o número de usuários presentes nas redes sociais.
Mas, assim como é uma profissão que está em alta atualmente, também é bastante concorrida.
Por isso, a dica é estar sempre atualizado e não se acomodar.
O social media iniciante, por exemplo, pode conseguir emprego mais facilmente em startups e pequenas empresas.
Já os mais avançados encontram oportunidades até mesmo em empresas com setor interno exclusivo para essas demandas.
O mais legal dessa profissão é que não se restringe apenas ao mercado corporativo.
Então, o profissional da área pode atuar como freelancer ou até mesmo se tornar um microempreendedor individual (MEI).
Seguem duas dicas bônus para você que quer se especializar e ganhar dinheiro como social media:
Faça as certificações online oferecidas pelas próprias plataformas. Cada vez mais solicitadas pelo mercado de trabalho, funcionam como um diferencial para que consiga a vaga desejada
Leia as principais perguntas e respostas ou FAQs existentes nas redes sociais para conhecer suas funcionalidades e as principais dúvidas dos usuários.